Monbiot, Loose Change, é caflito!

Ao lado, sob o título Pogobol, indico o site do filme Loose Change. O título “Eu acredito” é, obviamente, um pouco brincadeira (quesa um “a verdade está lá fora”, que talvez usasse se fosse fã de Arquivo X). Mas o fato é que um cara muito foda, o britânico George Monbiot escreveu duas colunas matadoras, destruindo o filme. Essa é a primeira:

http://www.monbiot.com/archives/2007/02/12/short-changed/

Nessa, ele desmonta a complô denunciada, fala que o filme usa as fontes de maneira canalha, e afirma que o movimento anti-ocupação do Iraque só perde credibilidade ao acreditar nessas bobagens.

Na segunda coluna, ele repete os argumentos de maneira ainda mais virulenta e afirma sua perplexidade com a reação dos comentaristas de seu blog, que o estão chamando de vendido.

Não vi o filme todo (só uns pedaços, ainda não tive saco de ver inteiro porque é cansativo, difícil de acompanhar), mas muito do que ele fala é verdade, falta apuração e a grande sacada é o formato video clip, não muito comum num documentário esquedoso. Mas, ao mesmo tempo, embora o pacote de explicações do filme não satisfaça, não dá pra negar que tem coisa interessante lá, algumas lebres são levantadas e… pô, também não é pra levar tão a sério assim. Talvez esse seja o problema, o filme me parece despretensioso e exploratório, até pela teoria que anuncia, e não é pra ser lido como A grande explicação. Se for lido dessa forma, Monbiot tem razão, mais atrapalha que ajuda.

Na dúvida tô colocando o link para o Monbiot, que eu tinha esquecido, no Pogobol.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s