Engambelando Marina Silva

Na Rets, entrevista com Jean Marc von der Weid, da AS-PTA, sobre a nova MP que libera mais transgênicos

Rets – A MP foi escrita pelo MMA. O que aconteceu para se tornar algo tão ingrato?
Jean Marc von der Weid – O Lula pressionou muito. Primeiro pela edição da MP, depois pela aprovação, até porque também foi pressionado pelo Blairo Maggi [governador do Mato Grosso e maior produtor individual de soja do mundo]. Dizem por aí que há, inclusive, interesse direto do Maggi nessa MP, pois ele teria terras perto do Parque Nacional de Foz do Iguaçu e agora estaria autorizado a plantar por lá, mas nada foi comprovado.
Costumo dizer que, com essa autorização, vão abrir uma caixa de Pandora dos transgênicos, vão escancarar. Em conversas conosco, a [ministra do Meio Ambiente] Marina [Silva] declarou que havia um acordo dentro do governo de vetar qualquer “penduricalho” sobre o texto original – principalmente em relação à diminuição do quorum da CTNBio e à liberação do algodão. O problema é que, quando a MP foi votada, o relator Paulo Pimenta (PT-RS) peitou o PT inteiro, que era contra a aprovação dos penduricalhos. Porém ele tinha respaldo para fazer isso. Ninguém faz isso sem ter respaldo de alguma forma. Ou seja, o governo estava fazendo jogo duplo. E pior: o líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS) mandou votar as emendas.
A Marina disse que era uma posição pessoal dele e não do governo. Ou seja, é tudo muito esquisito. Dissemos para ela que estava sendo enganada, mas ela nos garantiu que o acordo seria cumprido no fim das contas. A Marina acabou chiando e houve uma nova orientação para a bancada votar a MP sem emendas, mas o Delcídio Amaral (PT-MS), relator da MP no Senado, não acatou a decisão e a Ideli Salvati (PT-SC), líder no Senado, liberou a base para votar, dizendo que não havia consenso. Está havendo um jogo duplo para engambelar a Marina, principalmente por parte da Casa Civil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s