Retomando

Vou tentar retomar isso aqui, pra fazer do blog um caderno de notas para o curso que estou montando.

A ementa do curso, que escrevi no fim do ano passado, é esta:

JC 007 – Estudos Culturais das Ciências

Sexta-feira – período integral – 09:00 às 13:00hs e 14:00 às 18:00 – disciplina condensada.
Maio: dias 13; 20; 27;
Junho: dias 03; 10; 17; 24;
Julho: dia 01;
Sala de aula Labjor
Prof. Rafael de Almeida Evangelista
Ementa:
Na contemporaneidade, em meio a divergências, a eleição da cultura como foco para olhar as diferentes ideias e práticas sociais tem se mostrado muito produtiva para um conjunto de análises, incluindo aquelas relativas às ciências. A partir da definição de Eric Wolf de ideologia como esquema unificado de ideias de subscrevem ou manifestam poder, o curso dará ênfase ao estudo exploratório do conjunto de ideias, textos, imagens, valores e ficções que têm circulado entorno do chamado transhumanismo e/ou movimento pela singularidade. Este apoia-se na perspectiva de melhoramento científico do corpo humano e de um momento de aceleração tecnológica singular. Alguns cientistas, empresários (em grande parte do setor de tecnologia), escritores e ativistas vem atuando no sentido de congregar esforços e recursos que garantam esses objetivos em médio prazo. O curso procurará examinar como essas ideais projetam uma determinada imagem da ciência e da tecnologia e como estas se relacionam com o momento atual e futuro do capitalismo. Autores relacionados a esse movimento serão debatidos à luz da bibliografia teórica.

Uma primeira distribuição das oito aulas (dia todo, textos de manhã; filmes + discussão à tarde) seria:

Eric Wolf – Introdução e Coda do Envisioning Power + o capítulo sobre nazismo. À tarde, O triunfo da vontade, da Leni R. O cerne é discutir o conceito de ideologia.

Aceleração tecnológica, neoliberalismo – Foucault (Nascimento da Biopolítica), David Harvey (História do Neoliberalismo), Virilio, P. (O livro sobre aceleração). Definir filme. —> o ponto aqui é começar a construir as bases da conexão idéias + política atual

Ideologia da Califórnia, do Barbrook. Hackers: Heroes of the Computer Revolution, do Steven Levy. À tarde, documentário de 83 sobre encontro hacker  e filme; Pirates of Silicon Valley http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1311 —-> aqui é afirmar a comunidade open, como trato na minha tese, como ponto de partida (?) do conjunto de idéias que quero circunscrever

Donna Haraway, Manifesto Ciborgue, entrevista  HARAWAY, Donna: “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial“, cadernos pagu, 5, 1995, pp.7-41. Discutir diferenciação entre Transhumanismo, Pós-Humanismo e Singularidade. Definir filme (Repo Men?)

Kurzweil – Textos dele + Documentário sobre singularidade (http://www.imdb.com/title/tt1049412/)

Vernor Vinge (http://www.youtube.com/watch?v=y_xbaslbmUQ) – Textos dele, de Bill Joy  + vídeos (filme?)

Ayn Rand como fonte de pensamento cientificista e da direita – Anthem, The Goddess of the Market – À tarde, Bravura Vontade Indômita (filme)

À procura de uma distopia da singularidade – Wiki (http://singularity.wikia.com/wiki/Singularity_Wiki) + jogo do XBox Singularity. Definir filme (no limite, Resident Evil… ou a conexão com zumbis, ver coisas novas do Romero)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s