Programa do curso, parte 1

Resumo: Este é um curso tentativo, exploratório, que procurará, a partir de bibliografia teórica e fontes primárias, coletar indícios do que seria uma ideologia do singularismo e do transhumanismo. Elos, continuidades, transformações a partir de outras ideias e ideologias, assim como contradições internas, também serão explorados. Espera-se que os alunos participem ativamente dos debates em aula, assim como preparem pequenas exposições de textos. O transhumanismo, em especial na sua corrente denominada Singularidade, tem ganho grande exposição midiática nos últimos meses, com grande destaque para a figura do futurista Ray Kurzweil. Kurzweil foi recentemente capa da revista Time, propagando sua ideia de singularidade, e é o personagem principal de um documentário intitulado Transcendent Man, em cartaz em diversos cinemas norte-americanos. Mais importante, Kurzweil, com apoio de grandes empresas de tecnologia, como Google, e da Nasa, está à frente da Singularity University, situada no Vale do Silício, na Califórnia, ocupada em preparar profissionais para a singularidade investigando a conexão entre biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial.

Aula 1: Ideias, cultura e ideologia em Eric Wolf. O livro a ser debatido será Envisioning Power, onde o antropólogo Eric Wolf discute cultura, ideias, ideologia e poder. Esses conceitos em particular fundamentam a hipótese do curso de classificação do transhumanismo e da singularidade como uma ideologia. Além dos capítulos teóricos do livro (introdução e coda), será debatido o capítulo dedicado ao nazismo. Será exibido o filme O triunfo da vontade, da documentarista ligada ao nazismo Leni R.
– Envisioning Power, de Eric Wolf. (Introdução, Contested Concepts, Coda e National Socialist Germany

http://dl.dropbox.com/u/14738653/parte1_wolf.pdf

http://dl.dropbox.com/u/14738653/parte2_wolf.pdf

Aula 2: Neoliberalismo e aceleração. Um dos pontos fundamentais das ideias de Kurzweil é sua ênfase sobre o momento de aceleração tecnológica que estaríamos vivendo. Na aula, discutiremos textos que debatem o neoliberalismo como fenômeno cultural e sua valorização da aceleração tecnológica. Será exibido o filme A corporação.
– David Harvey: Neoliberalismo, história e implicações (introdução e capítulos 1 e 2)
– Paul Virilio: Velocidade e Política (parte 1) http://dl.dropbox.com/u/14738653/Virilio-Speed%20and%20Politics.pdf
– M. Foucault: Nascimento da Biopolítica (aula de 14 de março de 1979 e aula de 21 de março de 1979) http://dl.dropbox.com/u/14738653/FOUCAULT%2C%20Michel.%20Nascimento%20da%20biopol%C3%ADtica%20curso%20no%20coll%C3%A8ge%20de%20France.pdf

Aula 3: Ideologia da Califórnia. O movimento pela singularidade tem feito importantes conexões com novos empresários do ramo da informática, em especial grandes empresas do Vale do Silício. Vamos examinar dois textos que discutem o que seria a “ideologia da Califórnia”, suas bases no espírito hacker e as ideias do movimento software livre e open source. Será exibido o filme Pirates of Silicon Valley.
– Richard Barbrook: “A ideologia da Califórnia” (original em inglês e tradução disponíveis na web)
– Steven Levy: Hackers: Heroes of the Computer Revolution. (part 2) http://dl.dropbox.com/u/14738653/Hackers-%20Heroes%20of%20the%20Computer%20Revolution.pdf
– Rafael Evangelista: Traidores do movimento. (capítulos 1 e 2) http://cutter.unicamp.br/document/?code=000477515&opt=1

Aula 4: Cyborgs, Donna Haraway e o Transhumanismo. A partir do Manifesto Cyborg, de Haraway, vamos discutir a popularização da ideia de cyborg, o transhumanismo e a relação deste, enquanto movimento, com a ficção científica dos anos 80. Será exibido o filme (em aberto)
– Entrevista D. Haraway – “Se nós nunca fomos humanos, o que fazer?” http://www.pontourbe.net/edicao6-traducao
– Manifesto Cyborg – http://www.stanford.edu/dept/HPS/Haraway/CyborgManifesto.html
– A History of Transhumanist Thought – http://jetpress.org/volume14/bostrom.html
– Tiziana Terranova “Post-Human Unbounded“ (aqui, é possível ler boa parte do texto no preview http://www.amazon.com/Futurenatural-Science-Perspectives-Cultural-Analysis/dp/0415070139/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1298301854&sr=1-1#reader_0415070139 )

Um comentário sobre “Programa do curso, parte 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s