Um comentário um pouco paralelo, juntando com a indicação do texto abaixo.

Estive, faz uns 15 dias, no Punk Rock Bownling, um festival de punk em Las Vegas. Entre as minhas expectativas estava acompanhar um pouco da atmosfera das eleições dos EUA, Trump x Clinton x Sanders.

Vi menos que esperava. Alguns banners pró Trump no Arizona, um carro – com placa do Arizona – com um adesivo gigante em Vegas. Discursos anti-Trump onde já se esperava: show do Jello Biafra, do D. O. A., e algumas poucas camisetas pró Sanders espalhadas pelo público e no palco do Flag – a maioria brincando com logo e imagens tradicionais do Black Flag e do Circle Jerks.

Mas talvez o rolê tenha me permitido entender outra questão mais particular, o apoio forte que a Clinton tem recebido de hispânicos e, principalmente, negros, apesar de todas as evidências de sua ligação com o capital financeiro e com a máquina de desestabilização de países e regimes capitaneada recentemente pelo Obama. Sanders, ao contrário, tem se pronunciado contra o papel desempenhado pelos EUA na política internacional, além de bater insistentemente na desigualdade.

Se o clima lá não é de abundância, também não é de depressão econômica como há alguns anos. Clinton parece representar a continuidade do pacto de classes norte-americano, que contém desigualdades, mas produz efeitos muito mais agudos a quem não é cidadão. Enquanto Sanders representaria uma ameaça à essa estabilidade e “prosperidade” da vida cotidiana, por enfrentar os bancos, o sistema financeiro e propor um papel mais conciliador aos EUA no âmbito internacional.

É inegável que os EUA construíram um ambiente simbólico de muito mais inclusão do que o Brasil (estou falando aqui das representações, mídia, publicidade etc, não da vida cotidiana individual que não é possível experienciar). Nesse sentido, ela aponta para mais políticas inclusivas, sem mexer na estrutura de classes e na liderança imperial do país.

O texto da Jacobin é sobre a direita e a esquerda do punk.

https://www.jacobinmag.com/2016/06/punk-green-room-saulnier-skinheads-rar-rac-oi-national-front/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s