Lembro de quando o CQC foi lá e achou que conseguiria fazer uma graça fácil com aquele deputado tão inexpressivo quanto obtuso, que as declarações homofóbicas, machistas e autoritárias eram tão absurdas que o público rejeitaria de imediato com uma gargalhada. Bem, Bolsonaro tá aí e seus seguidores já formam grupinhos vestidos de preto, à moda fascista, e jogam bombas em centros acadêmicos. Antes, marcharam na base entusiasmada do golpe, aquela que tudo indica nem é maioria, mas grita, age e produz efeito de maioria, por puro excesso, pelo ânimo de extremista.

Não fosse a conta bancária e a falta daquele jeito de vendedor carro usado – que Bolsonaro compensa com o militarismo, o que é mais perigoso – seria quase igual ao Trump. É um fenômeno midiático muito parecido. É ridículo, é ofensivo, mas a mídia cobre passivamente. Antes de tudo porque dá audiência. Que se transforma em votos de gente vulnerabilizada por um sistema político corrompido e refém de bilionários interesses.

Na excelente edição, linkada abaixo, do podcast do 538 a discussão é essa: será que algo precisa mudar na cobertura da mídia para que as pessoas tenham noção do perigo?; o quê?; é um momento para rever a postura tradicional do jornalismo?; ou Trump é só uma versão mais crua de algo que os Republicanos já vinham fomentando há anos? E tome vários jornalistas discutindo abordagens e técnicas de abordagens e refletindo sobre a própria profissão.

FiveThirtyEight Elections: On The Media: Trump And Us: 6/11/16 http://c.espnradio.com/s:J1X3L/audio/2790062/fivethirtyeightelections_2016-06-11-094002.64k.mp3?ad_params=zones%3DPreroll%2CPreroll2%2CMidroll%2CMidroll2%2CMidroll3%2CMidroll4%2CMidroll5%2CMidroll6%2CPostroll%2CPostroll2%7Cstation_id%3D4278

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s