Faz um tempinho, publiquei esse texto aqui http://outraspalavras.net/posts/internet-territorio-perdido/ brincando com as ideias de ciborgue e zumbi. Basicamente falava sobre dois tipos de comportamento nas redes, um pouco reflexivo, quase automático, que só reproduzia conceitos prontos, repetindo-os à exaustão num movimento de apocalipse zumbi só interessado em se espalhar e contaminar infinitamente. O ciborgue teria dificuldade de se encaixar na estrutura virótica das redes sociais, já que necessitaria de mais dúvidas, mais pensamento e criação. Gera questões e transformação, não dá viral.

Hoje apareceu este texto aqui https://www.technologyreview.com/s/602817/how-the-bot-y-politic-influenced-this-election/ falando que uma pesquisa descobriu que 20% do tráfego gerado no Twitter prévio à eleição dos EUA estava sendo gerado por robôs. Por mimetizarem de uma maneira sofisticada o comportamento humano essas mensagens funcionaram como “matéria prima” de outras tuitadas, feitas por humanos, assim influenciando fortemente o debate. Segundo um dos pesquisadores:

“Esses robôs são mais complexos, utilizando de inteligência artificial para conversar com as pessoas. Eles podem agregar sentimento a uma discussão polarizada, polarizando-a ainda mais. Os robôs mais antigos eram mais fáceis de identificar, mas agora é incrivelmente difícil para um humano fazer uma distinção”.

A palavra usada para caracterizar essas ferramentas é “robô”, mas elas se encaixam e interagem com o comportamento zumbi que comentei no outro texto. É um comportamento que opera por contágio, transforma um debate ponderado e aberto a dúvidas em certezas radicais polarizadas. Um humano vai ter vergonha de ser incoerente, agressivo, obsessivo. Já para a conta robô-zumbi só importa vencer, ganhar a discussão pelo silenciamento do outro ou porque o outro desceu de nível e se transformou em humano-zumbi. É como se a programação do robô contaminasse a do humano, já que nós aprendemos a nos comportar também por imitação.

3414-image_0495e128

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s